EVENTOS


MUNDIALITO DE FAST TRIATHLON

Niterói sedia Mundialito de Fast Triathlon  neste domingo
 
Os niteroienses terão, neste domingo, dia 28 de fevereiro de 2010, três motivos a mais para exaltar o orgulho patriótico, soltar o grito da garganta e pendurar a bandeira do Brasil na janela. A razão é simples: a partir das 9h, será disputada pela primeira vez na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, o Mundialito de Fast Triathlon Feminino, organizado em parceria com a Secretaria de Esportes de Niterói. E o incentivo não pode ser velado ou tímido, uma vez que, além de transmitida ao vivo pelo Esporte Espetacular, a disputa contará com a acirrada participação das equipes do Canadá, Espanha, Rússia, Argentina e Itália.

Simultaneamente, a orla municipal será palco do projeto Esporte é a Nossa Praia, atividade integrante do Calendário Esportivo de 2010, que abrangerá a Abertura do Circuito Niteroiense de Beach Tennis, os torneios de Beach Basktball e de Vôlei Sentado de Praia e o Desafio Niterói x Rio de Hand Beach, que também será disputado no sábado (27).

Para o secretário de Esportes de Niterói, Eduardo Caminha, esta é a chance da cidade mostrar ao mundo que está no rumo certo para receber delegações durante as Olimpíadas de 2016, uma vez que o Mundialito será transmitido para mais de 40 países.

“O evento é de suma importância por se tratar de uma competição internacional que trará visibilidade. Com organização, daremos um importante passo para os Jogos de 2016 e esperamos atrair o interesse de alguma delegação que queira utilizar nossas dependências para treinamentos”, enfatizou Caminha, aproveitando para ressaltar a história do esporte em Niterói e a importância da mobilização popular.

“A escolha não poderia ser mais apropriada. A cidade é um celeiro de triatletas e a vinda do Fast Triathlon fomentará ainda mais a prática entre os jovens. E vale lembrar que o dia não será mágico apenas para os amantes da modalidade. Contamos com o apoio dos niteroienses e gostaríamos de ver a maioria dos prédios da Praia de Icaraí enfeitado com bandeiras do Brasil”. 

Atrações internacionais - Na disputa de uma das principais competições internacionais de triathlon, a equipe brasileira será composta pelas triatletas Vanessa Giannini, Pamela Oliveira e Flávia Fernandes. Em busca do lugar mais alto do pódio, elas percorrerão 250 metros de natação, quatro quilômetros de ciclismo e 1,3 km de corrida.

E as meninas “super poderosas” terão, dependendo do ponto de vista, um incentivo ou uma responsabilidade a mais na briga pelo título. Isto porque, no dia 17 de janeiro, o trio masculino conquistou o primeiro lugar do torneio disputado em Santos. Na ocasião, os experientes triatletas Juraci Moreira, Paulo Miyasiro e Fábio Carvalho formaram o trio brasileiro.

De acordo com o triatleta Marcus Ornellas, cria da cidade e membro da comissão de organização do torneio, as atletas que representarão o País fazem parte da nova geração do triathlon, mas já conquistaram importantes títulos na modalidade. Por conta disto, o niteroiense acredita em um bom resultado, apesar do favoritismo das russas e italianas.

“Fiquei responsável pelos convites internacionais e, por treinar lá fora (Itália), conheço a força de alguns países. Justamente por isso estou dando uma guarida para as meninas”, brincou Ornellas. 
Todo o percurso da competição será montado entre as ruas Octávio Carneiro e Mariz e Barros. Para que os atletas tenham total segurança, no domingo a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres estará interditada, sentido Estrada Fróes, a partir da 0 hora e, por completo, das 8h às 15h. No sábado, a Praia de Icaraí também será fechada entre 14h e 16h para testes de câmera. A Prefeitura de Niterói informa que, em casos de emergência, os moradores da orla poderão recorrer ao Staff do evento.

 

 

DESAFIO DE VÔLEI SENTADO DE PRAIA

1º DESAFIO DE VÔLIE SENTADO DE PRAIA
RIO DE JANEIRO - RJ (BARRA DA TIJUCA) - 21 DE FEVEREIRO DE 2010
(CAMPEÕES - MAURO VILARINHO, WESCLEY, MARIA ELISA E FABÍ)


1º Desafio de Vôlei Sentado de Praia conta com as participações de Sandra Pires, Shelda, Fabí, Talita e Maria Elisa

O 1º Desafio de Vôlei Sentado de Praia, organizado pelo projeto Praia Para Todos, Usina da Comunicação e, ainda, pela criadora da modalidade Débora Morand, acontecerá no dia 21 de fevereiro (domingo), às 9h, no posto 3 da praia da Barra da Tijuca. De um lado da quadra, as campeãs brasileiras de vôlei de praia Talita e Maria Elisa e as medalhistas olímpicas Fabí Alvim, Sandra Pires e Shelda. Do outro lado, Mauro Vilarinho, Diogo Rebouças, Carlos Augusto Barbosa, e Wescley Oliveira, atletas do vôlei para-olímpico (indoor).  A idéia é que as atletas joguem nas mesmas condições dos deficientes físicos, ou seja, sentadas. O evento pretende aumentar a visibilidade do esporte e promete ser uma competição animada e divertida.
Fabi Alvim elogiou o projeto e disse que acredita que jogar vôlei sentado de praia será uma experiência bacana, que trará uma maior mobilização em torno do esporte e da questão da acessibilidade: “É muito legal ver que através de uma brincadeira poderemos passar uma mensagem tão bacana. E, principalmente através do esporte, poderemos falar de um tema tão sério que é dar a todos os cidadãos os direitos que eles merecem. Vamos ver como vai ser o desempenho... Acredito que de ruim para péssimo. Mas a experiência é o que conta e será, sem dúvida, mais um dia inesquecível na minha vida.”
O atleta para-olímpico Mauro Vilarinho, por sua vez, acredita que o evento pode aumentar a visibilidade do esporte, que luta para ganhar uma vaga já nas Para-Olimpíadas de 2016, no Rio. Para ele, o esporte é extremamente importante e melhora a auto-estima da pessoa com deficiência: “Ele se sente mais motivado ao longo da vida. O esporte se torna uma válvula de escape, uma maneira de diminuir o estresse e ganhar forças para enfrentar os problemas da vida.”
O Desafio faz parte do projeto Praia para Todos, que acontece todo domingo, entre 9h e 14h, no Posto 3 da Praia da Barra da Tijuca. A iniciativa é da ONG Espaço Novo Ser e pretende tornar as praias cariocas mais acessíveis, além de oferecer diversas atividades esportivas adaptadas – o surfe, frescobol e peteca adaptados, futebol de anões e, é claro, o vôlei sentado de praia. O projeto contemplará ainda as praias de Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos, nesta ordem. O objetivo é desmistificar a imagem de passividade atribuída às pessoas com deficiência.
Contato com a imprensa:

Claudia Abreu Campos - claudia@usinadacomunicacao.com.br
(21) 2137-5509 - (21) 7861-5645

fonte: www.usinadacomunicacao.com.br


.............................................

PRAIA PARA TODOS

Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas

Como já era esperado, a partir de janeiro de 2010, as praias cariocas, em destaque para Copacabana, Arpoador, Barra da Tijuca, Piscinão de Ramos, entre outras também vão ganhar status de “Praia Para Todos”, uma alternativa concreta e inovadora, onde as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida vão poder desfrutar de nossas praias sem as rotineiras barreiras arquitetônicas que inviabilizam o lazer mais democrático da Cidade Maravilhosa.

A relevante iniciativa é do ESPAÇO NOVO SER - ENS – cuja missão é promover a acessibilidade plena e a inclusão social das pessoas com deficiência e de seus respectivos familiares – tendo com patrocinadora a MICHELIN e como apoiadores o surfista Rico de Souza, o grupo Adapt e ReaTeam, ONG RIO inclui e a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo oferecer, além de banho de mar orientado, inúmeras atividades de recreação e lazer, bem como a iniciação ao esporte adaptado, com intuito de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, através de prazerosos momentos de descontração e lazer em pleno ar livre.

Utilizando uma infra¬estrutura básica composta por vagas de estacionamento reservadas nas vias de acesso à praia, rampas de acesso a areia, esteira para passagem de cadeira de rodas, piso tátil para pessoas com deficiência visual, banheiros adaptados, cadeira de banho, cadeiras anfíbias e tendas o Projeto Praia Para Todos – Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas têm caráter itinerante e acontece aos domingos das 09:00 às 14:00 horas durante todo verão, contemplando diferentes cenários litorâneos e diferentes comunidades cariocas.

As atividades programadas e administradas por profissionais especializados se diversificam de acordo com a demanda dos usuários, com destaque para o surf adaptado oferecido pelo surfista consagrado Rico de Souza e o voleibol sentado de praia, a mais nova modalidade paraolímpica, em parceria com Débora Morand, bem como o tradicional futebol e frescobol e a consagrada peteca. E claro, como de praxe a piscina infantil, os jogos recreativos e os brinquedos cantados, que a gurizada adora. Assim como os jogos de tabuleiro e de mesa, entre outras atividades, congregando, o que há de mais sagrado dentro do contexto social, o direito de ir (estar) e vir, inclusive na praia, em sua plenitude.

Venha, participe e celebre a cultura do lazer !!!

ESPAÇO NOVO SER – Acessibilidade Plena e Inclusão Social

www.novoser.org.br
www.espaconovoser.blogspot.com
www.twitter.com/NOVOSER

Contatos: (21) 3904-2614 ou (21) 8591-6858



 .....................................................................................................

VIRADÃO ESPORTIVO

Viradão Esportivo mobiliza a cidade do Rio

O forte calor, com os termômetros marcando 40º graus, não impediu que milhares de pessoas participassem, no Leblon, Zona Sul do Rio, do passeio ciclístico que deu início ao Viradão Esportivo, maratona de 33 horas de práticas esportivas envolvendo 4.500 atividades que começou hoje (7/11) às 9h em vários pontos da cidade e vai até amanhã (8/11) às 18h.

Aberto no Rio pelo prefeito Eduardo Paes, o evento tem caráter nacional e acontece simultaneamente em 27 estados da Federação. Os secretários de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; de Transportes, Julio Lopes, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva representaram o governador Sérgio Cabral na abertura da programação. Cerca de mil ciclistas participaram do passeio.

- O Viradão Esportivo é uma forma de inclusão social. Nosso foco é a família e o esporte como instrumento de valorização do ser humano, de inserção e inclusão social, abrangendo não somente o jovem ou o atleta propriamente dito. Valorizamos também as pessoas de todas as idades, como podemos bem ver aqui. Entre tantos ciclistas, alguns certamente são avós e também vemos deficientes físicos, que pedalaram da Barra da Tijuca até aqui em tempo recorde. Essa é uma grande festa da cidadania e que também é preparatória para as Olimpíadas de 2016, quando o Brasil fará bonito. A responsabilidade do Rio no sucesso dos Jogos é enorme. Temos plena consciência disto e daremos conta do recado - afirmou Márcia Lins.

A maratona esportiva abrange não somente a prática de esportes clássicos, mas uma gama de outras atividades pouco conhecidas do grande público, como beach tennis, thai chi chuan, ioga e nado sincronizado, entre mais de cem modalidades que acontecerão em instalações de associações, clubes, vilas olímpicas, escolas, forças armadas, universidades, presídios, federações e confederações.